sábado, 19 de março de 2011

Estudante do CPII Preso Em Manifestação




Um membro da Chapa revolução Estudantil do C.Pedro II São Cristóvão, João Pedro Accioly Teixeira, está numa unidade prisional para menores a 24 horas sem direito a visita ou comunicação e com pedido de Habeas Corpus e liberdade condicional ainda não apreciados por ter participado de uma passeata em protesto frente a visita do Obama ao Brasil. Embora 11 outros militantes e mesmo uma senhora de 70 anos que passava pelo ato também estejam presos e na mesma situação pela mesma causa, ele é o único que se encontra isolado dos outros por ser menor de idade, ou seja, compartilhando uma cela com outros detentos sem nenhum companheiro presente.
São óbvios e grandes os riscos que sua integridade física e psicológica correm estando ele sozinho, como o de violência física, podendo ele permanecer nessa situação durante semanas pelo motivo de ter participado de uma passeata durante a qual alguém jogou um coquetel molotov na embaixada norte-americana na ultima quinta-feira. Ressaltamos que não há nenhuma prova, e que o estudante não estava envolvido com o incidente. Houve infiltrações na passeata de setores de movimentos que tomam por linha política atos "radicais" ou violentos. Não há qualquer prova dele estar envolvido, e os videos das câmeras de segurança da Embaixada que registram o momento estão tendo seu acesso negado até terça feira, ou seja, enquanto Obama permanecer no país não teremos a prova central que pode libertar o nosso amigo, sendo que a audiência que definirá sua liberdade ou encarceramento será amanhã as 11 horas. Ou seja, a única prova real sobre a autoria do coquetel molotov só será liberada após a sua audiência, e uma nova audiência necessária para sua liberação poderá ocorrer talvez somente em semanas. Bem como com todos os outros militantes envolvidos, o processo está sendo retardado até que o presidente dos estados unidos saia do país.
Seu "crime" não tem direito a fiança porque foi enquandrado como possível portador de arma. Todos os presos foram enquadrados nos mesmo delitos, dentre estes, Lesão Corporal e Porte de Artefato Incendiário, mesmo que não houvesse artefatos incendiários suficientes para todos.
Ressaltamos que a especificidade deste post refere-se ao fato de ser o único menor, portanto preso sozinho, o que agrava os riscos que ele corre. A única maneira de tentarmos garantir sua integridade física é dando grande visibilidade a uma campanha pela sua liberdade e segurança, pressionando o governo a zelar por ela. A pressão de mandatos parlamentares e movimentos sociais envolvidos não está sendo suficiente.
Mostre o blog a todos os seus amigos, divulgue. Qualquer um de nós estudantes ou professores (como teve caso) poderíamos estar presos nesse momento por exercer o direito à liberdade de expressão

2 comentários:

  1. Gente, vamos fazer um protesto pela liberdade do nosso companheiro João Pedro...

    ResponderExcluir
  2. Gente, investigado a participação do João Pedro no ato criminoso pode constatar que ele não tem participação nenhuma, olhem esse video, mostra que ele estava participando de um discurso quando houve o atentado, não podemos deixar isso passar em branco, temos o direito de protestar. Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GaXop-K-aXs

    ResponderExcluir